Câmara de Porto Acre apoia Conferência Municipal de Saúde
- Ascom
- 16 de fev. de 2023
- 3 min de leitura

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 16 de fevereiro, às 9 horas, na Câmara Municipal de Porto Acre, a convite do vereador e presidente do parlamento, José Leal, uma reunião com os vereadores e a vice-prefeita de Porto Acre e secretária municipal de saúde, Edna Cuiabano para tratar da 7.ª Conferência de Saúde que acontecerá no próximo dia 27 de fevereiro de 2023, no centro de convenções.
Prestigiaram a reunião o presidente da Câmara Municipal, vereador José Leal, que fez o convite para a agenda entre a saúde municipal e os vereadores, além do presidente do Conselho de Saúde Estadual, Dr. Elenilson e o presidente do conselho Municipal de Saúde, Dr. Marcelo. A agenda também contou com a presença dos vereadores Leandro Bezerra e a Vereadora Eliene Amorim.
Abrindo a reunião, o Presidente agradeceu a vice-prefeita Edna Cuiabano por aceitar o convite de participar da reunião, que servirá como preparatória para os vereadores tomarem ciência dos assuntos que serão discutidos, de modo a contribuir, e colocou a Casa Legislativa a disposição para ajudar no que for necessário para a conferência ser um sucesso e alcançar os objetivos propostos.
Durante a agenda, a vice-prefeita Edna Cuiabano frisou a importância da participação do poder legislativo na Conferência, e destacou que os vereadores são peças fundamentais no processo de melhoramento da política pública de saúde, vez que como fiscais do povo, estão visitando constantemente os bairros e vilas, e conhecem a necessidade do povo. “Vocês estão no dia a dia com a comunidade, recebendo as reclamações, denúncias e outros. Isso é parte do processo democrático de direito, e ouvindo as solicitações, podemos melhorar as políticas públicas de saúde, e garantir que elas chegam a todos, universalizando o atendimento para todos os portoacrenses” disse.

O Presidente do Conselho Municipal, Marcelo, destacou a oportunidade da agenda como parlamento e frisou a importância da manutenção do laço entre o legislativo e o executivo, ressaltando que a união, fortalece a política pública, e garante o bom relacionamento e o bom andamento dos trabalhos. Já o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Dr. Elenilson, ressaltou a importância do diálogo entre os diversos atores construtores de políticas públicas e destacou que com a agenda proposta pelo presidente Leal, os vereadores poderão contribuir ainda mais na Conferência. “Vocês têm conhecimento do que a população deseja e almeja, estão direto nas comunidades e podem contribuir com boas reivindicações daquilo que o povo precisa e participar do encontro para nos ajudar a melhorar a saúde portoacrense” finalizou.

O vereador Leandro Bezerra, usou a palavra, e agradeceu o convite para participar da reunião e ainda comparecer na 7.ª Conferência Municipal de Saúde e colocou seu mandato a disposição da saúde municipal, “Fico gratificado da Secretaria de Saúde buscar a parceria e o apoio da Câmara Municipal. Tenho certeza que eu, meus pares vereadores, a mesa diretora contribuiremos em muito como fortalecimento das políticas de saúde da nossa amada Porto Acre” pontuou. E parabenizou a secretária de Saúde, Edna Cuiabano, pela promoção da 7.ª conferencia Municipal de saúde” disse. A vereadora Eliene Amorim também parabenizou a secretária Edna Cuiabano pelo trabalho frente a Saúde Municipal e agradeceu o convite para prestigiar a conferência e comentou. "Enquanto gestora e parlamentar, temos que melhorar a saúde da população, fortalecer os vínculos, tratar os problemas e garantir a universalização do sistema de saúde. Escolhemos Porto Acre para criarmos nossos filhos e família, logo, daremos o nosso melhor para contribuir com a saúde municipal, conte conosco" reforçou.
Chegando ao fim da reunião, o presidente da casa de leis, vereador José Leal, agradeceu a presença de todos, frisou o bom diálogo entre as autoridades e reforçou que a 7.ª conferência será um sucesso de público e boas ideias e ainda colocou novamente a casa do povo a disposição para ajudar no que for possível e garantiu que o parlamento está aberto para apreciar e votar os bons projetos para melhorar a saúde pública e participar de todos os debates".
O presidente também confirmou sua presença na 7.ª Conferência Municipal de Saúde e se comprometeu a repassar as informações debatidas na agenda, para os vereadores que por motivo de outras agendas, não puderam comparecer à agenda.
Galeria de Fotos