top of page

27.ª sessão ordinária: Câmara aproxima população do Legislativo em sessão itinerante na Vila Caquetá

  • Foto do escritor: Ascom
    Ascom
  • 29 de set. de 2023
  • 7 min de leitura

Atualizado: 21 de out. de 2023

1ª sessão itinerante: Câmara de Porto Acre realiza 27.ª sessão ordinária na Vila Caquetá


A Câmara Municipal de Porto Acre realizou, na última sexta-feira (29), a primeira sessão itinerante (27.ª sessão ordinária) em conformidade com a Resolução 003/23. O evento aconteceu na Vila Caquetá, a cerca de 30 quilômetros da sede do município. A sessão foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador José Leal (PROS), com apoio do vice-presidente Arle e do 1.º secretário Luan Luz, e contou com a presença dos nobres vereadores, servidores da Câmara e da população local.


Durante a sessão, os vereadores deliberaram sobre indicações e Pls. Também foram recebidos diversos pedidos e reivindicações verbais da população.


Vereador Leandro Bezerra

O parlamentar apresentou na 1ª sessão itinerante, 3 (três) indicações, a fim de beneficiar a comunidade com a construção de paradas de ônibus no ramal linha 1, sendo uma em frente da entrada da rua do Seu Paulista e outra em frente à Casa da Galega. "A construção dessas paradas de ônibus, garantirão segurança aos passageiros e saúde, evitando que eles fiquem expostos ao tempo (sol ou chuva)". O parlamentar também solicitou ao poder executivo municipal, que seja realizado estudos para alocar uma equipe para coleta de lixo fixa na Vila Caquetá, e dessa forma, evitar que a população local da comunidade fique, como acontece atualmente, ficar até quatro meses sem a coleta. Por fim, o parlamentar indiciou a Prefeitura a implantação de um programa social voltado para crianças, adolescentes e jovens, ofertando atividades físicas, como capoeira, taekwondo, teatro, música, jogos, futebol, voleibol, futsal, contemplando todas as Vilas do município de Porto Acre. "Promovendo a difusão do conhecimento, viabilizando o acesso à prática da cultura, esporte e lazer, acredito que irá contribuir muito na redução das situações de risco social, reduzindo a evasão escolar, incentivando a capacitação de uma consciência comunitária, onde somente o avanço coletivo alicerçará o desenvolvimento". Finalizou o parlamentar.



Vereadora Ida do Caquetá

A parlamentar indicou ao executivo municipal a manutenção da iluminação pública na Vila Caquetá e Vila Nova. Ida destacou que as Vilas estão em uma grande escuridão e muitas pessoas por insegurança, tem deixado de sair de suas residências ou até mesmo ir à igreja à noite, com medo. Há relatos de alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) que vem faltado à escola por conta da escuridão, e há relatos de assaltos.






Vereadora Eliene Amorim

A vereadora Eliene, está trabalhando para melhorar as condições de vida da população da Vila Caquetá. Ela solicitou ao Executivo um mutirão para coleta de lixo e roçagem, limpeza nas laterais das ruas e iluminação pública. Eliene acredita que essas melhorias são importantes para a segurança e o bem-estar da população. Ela ouviu relatos de moradores que têm medo de ir à igreja à noite devido à escuridão. Além disso, a iluminação pública é importante para os alunos da EJA e demais usuários do ramal linha 1.



Vereador Elizeu

O vereador Eliseu aproveitou o seu momento na tribuna, na primeira sessão itinerante, para parabenizar toda a equipe da Câmara pelo desempenho nos trabalhos e parabenizar o parlamento pela iniciativa em levar a casa legislativa até o povo. Elizeu também parabenizou o parlamento pela iniciativa de realizar sessões itinerantes. "Essa é uma iniciativa muito importante para aproximar a Câmara da população e ouvir as demandas da comunidade", afirmou. Em seguida, o vereador se disse muito grato por ter tido a oportunidade de representar os moradores da Vila Caquetá na Câmara Municipal. "Eu me sinto muito grato por ter tido a oportunidade de servir à população da Vila Caquetá.", declarou.


Vereador Luan Luz

O professor e vereador Luan Luz (MDB) está trabalhando para melhorar as condições de vida da população da Vila Caquetá. Ele solicitou via ofício ao Senador Márcio Bittar, uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão para reforma e cobertura da quadra e construção de uma academia ao ar livre na praça José Passarini. "A implantação de uma academia ao Ar Livre, contribuirá em parte para o desenvolvimento do lazer e bem-estar dos usuários, uma vez que, grande parte da população local, por não ter um espaço adequado, realizam suas atividades físicas caminhando pela Br 317, onde há relatos de alguns acidentes". Afirmou o parlamentar.


Luan também é autor da resolução 006/2023, que regulariza a transmissão em tempo real (online) das sessões da Câmara Municipal de Porto Acre. "Com a aprovação deste PL, as sessões ordinárias, extraordinárias e audiências públicas serão transmitidas ao vivo, dessa forma, a casa do Legislativo vai chegar em todos o locais de nossa querida Porto Acre", frisou o parlamentar. "Tenho amigos vereadores de outros municípios, onde todo trabalho do parlamento são transmitido, eles até me zoam, perguntando se estamos vivendo na era dos Dinossauros (risos), portanto, a partir de agora, a Câmara de Porto Acre também irá oferecer essa facilidade a todos os telespectadores dos trabalhos legislativo", pontuou o parlamentar com ar de satisfação.

Por fim, o parlamentar agradece seus colegas de parlamento, se mostrando muito feliz com a realização da 1º Sessão Ordinária Itinerante. "É uma experiência única, conseguimos ouvir as lideranças da Comunidade Caquetá, sentir suas dores, agora, enquanto Câmara, de forma coletiva, vamos fazer indicações para Executivo, afim de que sejam assistidos as demandas aqui solicitadas. Acredito fielmente que estamos no caminho certo, buscando trabalhar junto ao nosso povo." Finaliza o vereador.

Vereador Arle

Arle aproveitou o momento da sessão itinerante para agradecer à população e reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento da comunidade e também agradeceu à população e disse que entende as dificuldades que as pessoas enfrentam. Ele afirmou que ora a Deus e trabalha em prol de dias melhores para a Vila Caquetá.



Vereador José Leal

O presidente José Leal, apresentou o projeto de resolução nº 005/2023, que institui a Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno da Câmara Municipal de Porto Acre. A comissão será composta por vereadores, indicados pela Mesa Diretora e pelos líderes das bancadas partidárias.

Os membros da comissão terão um prazo para apresentar um relatório com as alterações propostas e pontuou que a revisão da Lei Orgânica e do Regimento Interno é uma demanda antiga da população e dos próprios vereadores. "Essa é uma intenção legislativa das gestões anteriores que só agora foi deliberada pela atual. É importante que a gente faça as alterações necessárias no regimento e na lei orgânica, que são de 1994 e 1996", disse o presidente.

A revisão da Lei Orgânica e do Regimento Interno é uma oportunidade da Câmara Municipal se modernizar e se adaptar às novas demandas da sociedade. A comissão terá a tarefa de analisar a legislação atual e propor alterações que tornem o Legislativo mais eficiente e transparente.


Com a palavra a sociedade civil


William, presidente do grêmio estudantil

O presidente do grêmio estudantil da Vila Caquetá, o estudante da rede estadual, William, utilizou a tribuna da sessão itinerante da Câmara Municipal de Porto Acre para solicitar melhorias para a comunidade. Em sua fala, destacou que a internet na Vila Caquetá é muito ruim, o que atrapalha os alunos nas escolas, que precisam fazer pesquisas e trabalhos online.

Ele também solicitou manutenção nos ramais, iluminação e coleta de lixo. "É muito triste para nós, moradores da Vila Caquetá, ver a cidade sem uma coleta de lixo por mais de três meses", disse William.



Professora Ceiça

A professora Ceiça, conhecida por seu projeto Bicicleta Biblioteca Itinerante, utilizou a tribuna da sessão itinerante da Câmara Municipal de Porto Acre para manifestar agradecimentos aos vereadores e solicitar melhorias para a comunidade. Ceiça agradeceu aos vereadores por levar a primeira sessão itinerante à Vila Caquetá e destacou a importância de aproximar o Legislativo da população.

Em seguida, ela solicitou que a Câmara Municipal promova uma campanha de conscientização ambiental para evitar o descarte irregular de lixo. Ela também pediu que os moradores sejam incentivados a manter a frente de suas casas roçadas e limpas.



Professora Eliane, gestora da escola União e Progresso

A professora Eliane, gestora da escola União e Progresso, utilizou a tribuna da sessão itinerante da Câmara Municipal de Porto Acre para elogiar a iniciativa do Legislativo de levar as sessões para as comunidades. A professora agradeceu aos vereadores por escolher a escola União e Progresso para sediar a primeira sessão itinerante. Ela se disse lisonjeada e destacou a importância da iniciativa para aproximar o Legislativo da população. "Esse programa é de suma importância, porque muitos não conseguem se locomover até a sede do município para assistir uma sessão", disse Eliane.



Professora Nova Gadelha

Gadelha agradeceu aos vereadores por escolherem a Vila Caquetá para sediar a primeira sessão itinerante. Ela se disse muito agradecida e destacou a importância da iniciativa para aproximar o Legislativo da população. "É de suma importância para a comunidade da Vila Caquetá, onde tem muitos jovens que podem ser os futuros vereadores ou até mesmo o futuro prefeito do município", disse Gadelha. "Agora com esse programa eles puderam ver e analisar como funciona o trabalho do vereador."

Gadelha também parabenizou os vereadores pela iniciativa de transmitir as sessões ordinárias online. Além de elogiar a sessão itinerante, Gadelha também solicitou melhorias para a comunidade. Ela pediu atenção para a limpeza de coleta de lixo, a manutenção na energia e a inclusão social para os jovens. "Toda vila está no escuro, estamos em uma tremenda escuridão", disse Gadelha. "solicito esse olhar carinhoso com nossa Vila Caquetá. Por fim, parabeniza o vereador Leandro Bezerra pela solicitação do projeto voltado com a inclusão social para as crianças, adolescentes e jovens com vários segmentoculturais e esportivas."



Francisca do Paulista

A senhora Francisca do Paulista, utilizou a tribuna da sessão itinerante da Câmara Municipal de Porto Acre para reivindicar melhorias para a comunidade; e indagou os parlamentares sobre os projetos que eles têm para a Vila Caquetá e a Vila Nova. Também falou indignada sobre a falta de iluminação, a falta de coleta de lixo e a falta de manutenção nas ruas que ainda não são asfaltadas. "No tempo do verão é muita poeira e no tempo do inverno é muita lama", disse Francisca. "É um descaso com a população."

Francisca também relatou a retirada do ônibus da linha 1, que atende a Vila Nova. Ela contou que muitos moradores têm que andar quase dois quilômetros com suas feiras nas costas, porque o ônibus não entra mais na linha 1. "Nem todos têm um transporte e as pessoas sofrem com isso", disse Francisca. "Pedimos que o poder executivo junto com o legislativo veja o que podem fazer para que o ônibus volte a entrar no ramal linha 1."


Pastor Otaidi

O pastor Otaidi, agradeceu os vereadores pela iniciativa de levar o Legislativo para a comunidade e destacou o trabalho dos vereadores em ouvir as reivindicações da população da Vila Caquetá. Ele falou sobre a falta de iluminação, a falta periódica na coleta de lixo, ressalvando que, se cada um fizesse sua parte, em limpar a frente de suas casas, já resolveriam parte dos problemas.

O pastor Otaidi também agradeceu a vereadora Eliene pelo trabalho que ela vem realizando pela comunidade. Destacando a dedicação da vereadora, que mesmo com um dia de trabalho árduo, ainda encontra forças para ir à igreja agradecer a Deus.



Encerrando a sessão, o presidente, vereador José Leal destacou a importância da sessão itinerante para aproximar a população do Legislativo. "Essa é uma iniciativa que visa aproximar a Câmara da população e ouvir as demandas da comunidade. É uma oportunidade de mostrar o trabalho que estamos desenvolvendo e de buscar soluções para os problemas que afetam a população", disse o presidente da Câmara.

Galeria de Fotos


02_-_Logo_rodape_CMPAC.png

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC) E OUVIDORIA Câmara Municipal de Porto Acre (CMPA) CNPJ 84.306.646/0001-91


📱 + 55 68 3233-1097 (Dr. Fabiana Lacerda - Ouvidora)

🏢 Av. Chicó Rabelo AC 10 KM - 56, nº S/N Centro, Porto Acre, AC, CEP: 69927-000

📅 Segunda a sexta-feira, 08:00 às 17:00 (fechado das 12:00 às 14;00, sábados, domingos e feriados.)

📧 ouvidoria@portoacre.ac.leg.br / camara@portoacre.ac.leg.br

Sessões todas as quartas-feiras às 9 horas. 

População, compareça e participe! Queremos ouvir sua voz!

Ferramenta de Transparência construída com amor pela Decorp.

© 2009-2024. Todos os direitos reservados.

Logo Decorp v1.png
bottom of page