top of page
Foto do escritorAscom

Câmara Municipal de Porto Acre busca resolver problemas relatados pela comunidade

Câmara Municipal de Porto Acre busca resolver problemas relatados pela comunidade


O Presidente da Câmara Municipal de Porto Acre (CMPA), Senhor José Leal, acompanhado pelos vereadores Leandro Bezerra - PSD e Professor Luan Luz - MDB, realizou uma série de visitas às instituições educacionais do município no dia 24 de maio de 2023. O objetivo dessas visitas foi conhecer de perto as demandas e necessidades das escolas e creches, além de discutir soluções para melhorar a qualidade da educação em Porto Acre.



Os parlamentares se reuniram com a Secretária de Educação e Cultura (SEMEC), Professora Maria Elinaide, a fim de buscar informações e abordaram diversos assuntos relacionados à educação em Porto Acre. Durante a reunião, foram discutidos problemas relatados em várias escolas, incluindo a São José, Novo Horizonte, Joaquim Alves, escolas da linha 7, Nossa Senhora da Paz e Nossa Senhora da Glória. As questões abordadas envolviam merenda, transporte escolar, material de limpeza, monitores para garantir a segurança no transporte fluvial, reativação de uma turma do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) no projeto Tocantins, ramal do Leonardo, e a necessidade de reforma na escola do T, incluindo a quadra de futsal.


Em relação à escola do T, foi proposta a busca de uma agenda com o Secretário Estadual de Educação (SEE) para solicitar uma reforma no prédio, uma vez que este pertence ao governo estadual. Também foi mencionada a necessidade de um veículo para garantir a segurança dos alunos durante o período matutino, bem como a possibilidade de a empresa MAI contratar uma pessoa para realizar a vigilância da escola durante a noite. As demandas apresentadas para a secretária foram registradas e serão encaminhadas para o núcleo competente.


No que diz respeito à escola Novo Horizonte, foram cobradas providências quanto à contratação de professores, além de soluções para a questão da merenda e do material de limpeza. A secretária afirmou que esses pontos serão resolvidos até o início das aulas, na próxima segunda-feira.


Os vereadores também abordaram a possibilidade de realização de um processo seletivo neste ano e mencionaram a emenda à Lei Municipal n.º 600 de 9 de maio de 2017, que propõe que o processo seletivo seja realizado por meio de provas, aplicadas por uma banca especializada em concursos. A secretária manifestou total apoio a essa ideia, visando garantir maior transparência no processo seletivo. Essa emenda foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Porto Acre, em novembro de 2022, de autoria do vereador Luan Luz- MDB.


Por fim, os vereadores ressaltaram a importância da valorização dos profissionais da educação, destacando a defasagem salarial existente atualmente. Solicitaram ao governo municipal uma resposta positiva para a categoria, com a realização de reajuste salarial e a valorização dos servidores, a fim de mantê-los motivados


Galeria de Fotos




bottom of page