Diálogo e Apoio Mútuo: Vereadores e Conselheiros Tutelares unidos pela proteção da infância
- Ascom
- 12 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Na manhã desta segunda-feira, 12 de junho de 2023, pela manhã, uma importante reunião ocorreu no Conselho Tutelar na Vila do V, contando com a presença de vereadores e conselheiros tutelares do município de Porto Acre. O encontro teve como objetivo discutir as condições atuais do local e identificar maneiras de promover melhorias para o pleno funcionamento do órgão.

Estiveram presentes na reunião o presidente da Câmara Municipal de Porto Acre (CMPA), Vereador José Leal (PROS), acompanhado do vice-presidente Arle Rodrigues (REPUBLICANOS), do primeiro-secretário e vereador Luan Luz (MDB) e os vereadores Leandro Bezerra (PSD) e Lenílson Baquer (PP). Os conselheiros presentes na agenda foram Antônio Alexandre Gomes Neto, Fabiana Pereira Ribeiro Lacerda, Ivanete Rodrigues Caetano e Maria Milena Ferreira Portela; esposa do vereador Arle Souza.
Durante a conversa, os conselheiros aproveitaram a oportunidade para expressar sua satisfação com a qualidade da aparelhagem do local, incluindo os computadores e outros recursos, que foram viabilizados por meio de uma emenda parlamentar. Essa melhoria contribuiu para o bom desempenho das atividades no conselho.
No entanto, os conselheiros destacaram que, embora a estrutura do prédio seja adequada, o sonho é ter um espaço próprio para o Conselho Tutelar, com mais salas de atendimento e recursos adicionais. Além disso, eles solicitaram um datashow para auxiliá-los durante a realização de palestras e apresentações.
O presidente da casa legislativa, José Leal, ressaltou que o espaço é bom, parabenizou os conselheiros pela organização e atuação em favor das crianças e adolescentes, e frisou que reivindicará junto a Prefeitura a construção de um local próprio para o Conselho, além de mais equipamentos como o datashow multimídia para as atividades com as crianças e internas.
"Em comparação com gestões passadas, a atual administração tem proporcionado um bom local de trabalho para os conselheiros, mas a situação pode ser aprimorada com a construção de um prédio específico para o conselho, compra de equipamentos multimídia e uma política salarial digna para aqueles que protegem e são vigilantes ao futuro das nossas crianças e jovens, nossos Conselheiros", ressaltou o presidente José Leal.
Durante a discussão, os conselheiros abordaram também a questão da defasagem salarial, reivindicando uma melhoria nos vencimentos. Além disso, solicitaram um suporte adequado para as visitas que realizam fora do município, incluindo diárias e alimentação, já que muitas vezes precisam arcar com essas despesas do próprio bolso.
Para os demais vereadores presentes, a reunião entre o parlamento, vereadores e conselheiros do Conselho Tutelar, demonstra a importância do diálogo e da busca por soluções para melhorar as condições de trabalho do Conselho e seus Conselheiros, bem como a qualidade dos serviços prestados à comunidade portoacrense. Os parlamentares também destacaram que o apoio mútuo entre os poderes legislativo e executivo, espera-se que essas demandas sejam atendidas, proporcionando um ambiente mais adequado para o Conselho Tutelar e fortalecendo a proteção dos direitos das crianças e adolescentes no município.