Fórum Educação em foco, dados e ações que transformam o mundo contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Porto Acre, presidente do Tribunal de Contas do Acre, presidente do Tribunal de Contas de Rondônia, ex-governador do Acre e da presidente da Undime-RO.
O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCEAC) promoveu nesta segunda-feira, 7, as 10 horas, pela plataforma Zoom o Fórum Educação em Foco, Dados e Ações que Transformam o Mundo.
Com transmissão para o estado do Acre e Rondônia, o debate aconteceu com o Presidente do TCEAC, conselheiro Ronald Polanco, a Secretária de Estado de Educação do Acre, professora Socorro Neri, presidente do Tribunal de Contas de Rondônia, Conselheiro Paulo Curi Neto, ex-governador do Acre e consultor de Educação do TCEAC, Binho Marques e a presidente da Undime RO, Luslarene Fiamett, presidente da Câmara de Porto Acre, Deputado Estadual Jenilson Leite e outras autoridades. O TCE é parceiro no projeto de implantação de plataformas de controle e integração em tempo real pela Tecnologia da Informação.
Durante o encontro, as autoridades debateram sobre o sistema de avaliação que está sendo implantado em Rondônia, painel de indicadores educacionais construído pelo TCEAC e regime de colaboração entre estados e municípios com foco na aprendizagem.
Para o presidente do parlamento portoacrense, vereador Máximo Costa (PP) o Fórum foi enriquecedor. "O fórum foi maravilhoso e enriquecedor, com nomes de destaque na educação acreana e rondoniense. O futuro da educação passa hoje pelo uso intensivo das tecnologias educacionais" disse.
"As tecnologias na educação não irão substituir os professores, irão apenas auxiliá-los. Usar os recursos de jogos e gamificação na avaliação do ensino-aprendizado, permitir a colaboração dos alunos e a interação com os professores, será algo relevante para os próximos anos e mudará o ensino, especialmente nesse momento de incerto por conta desta pandemia da covid-19 que estamos enfrentando" frisou o vereador Máximo Costa.
O vereador também reforçou que os docentes precisam ser ainda mais preparados para usar as tecnologias em sala de aula e que o governo tem que dar todas as condições, especialmente no que tange a conectividade de internet. "Nossos professores e nossos alunos só tem a ganhar com o uso da tecnologia, os docentes ganham com produtividade e engajamento dos alunos e os alunos ganham pela forma lúdica e divertida das aulas com uso das novas tecnologias" pontou. O parlamentar reforçou ainda que se a internet, tablets, computadores, aplicativos e outras plataformas forem usadas para estimular a imaginação dos alunos e amparar o trabalho do professor, com objetivos claros, podem ter impactos bem positivos não apenas nas notas, mas no desenvolvimento de habilidades e no engajamento dos estudantes. “O uso bem-sucedido da tecnologia sempre vai acompanhado de reformas em outros aspectos – como currículo (escolar), avaliação e desenvolvimento profissional dos docentes”, diz o presidente.
Finalizando o presidente da Câmara de Porto Acre, colocou o parlamento a disposição das autoridades e disse que a educação é uma prioridade na casa legislativa, e que levará ao prefeito Bené Damasceno, muitas das ideias, estudos de casos e exemplos explanados durante o fórum, para que Porto Acre, siga na linha da inovação e transformação da educação das crianças e jovens, a fim de garantir a elas um futuro promissor.
Galeria de Fotos