2ªSessão Solene: Vereadores reconhecem Raimundo Vaz de Azevedo, como cidadão honorário de Porto Acre
- Ascom
- 2 de jun. de 2023
- 6 min de leitura
Atualizado: 13 de nov. de 2023
Um Momento de Reconhecimento e Inspiração para Porto Acre, em Cerimônia de Concessão do Título de Cidadão Honorário Portoacrense ao Ex Deputado Estadual, Raimundo Vaz de Azevedo
Na Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal de Porto Acre, no dia 30 de maio de 2023, foi concedido o título de cidadão honorário portoacrense ao senhor Raimundo Vaz de Azevedo, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade e ao município.

O evento contou com a presença do vereador José Leal - PROS, que ocupou a presidência da Sessão e conduzindo os trabalhos. Além dos vereadores, Leandro Bezerra, Eliene Amorim, Prof. Elizeu, Luan Luz e Francisco Lindova (Gola), estiveram presentes outras autoridades locais, como o ex-prefeito Ruy Coelho, professor Adalberto Martins, o Policial Civil Valtemir Silva, representantes do governo do Estado, representado pelo senhor Girão da C-GOV, Alex Asfury, que é filho do primeiro prefeito de Porto Acre, assim como os familiares do homenageado Raimundo Vaz.

A festa solene foi emocionante, e ficará marcada no coração do homenageado, seus familiares, e todos que acompanharam este momento. A honraria foi concedida em reconhecimento aos notáveis serviços prestados pelo homenageado à comunidade e ao município ao longo de sua trajetória como Deputado Estadual.
Durante a solenidade, o parlamentar Luan Luz - MDB destacou as contribuições do senhor Raimundo Vaz de Azevedo para o desenvolvimento de Porto Acre, explanando uma breve história de vida do homenageado. Raimundo Vaz de Azevedo começou seus estudos na escola rural Henrique Lima na colônia Calafate. Com apenas dez anos, recebeu uma bolsa de estudos e passou a estudar no colégio dos padres CESEME. Aos dezesseis anos, já era professor do MOBRAL, e aos dezessete anos tornou-se servidor público municipal de Rio Branco. Ele concluiu dois cursos superiores em engenharia na UFAC, um em estradas e topografia aos vinte e três anos, e outro em edificações aos vinte e seis anos. Raimundo Vaz destacou-se por defender os interesses dos estudantes durante sua vida acadêmica, além de participar como atleta nos jogos universitários brasileiros. Em sua carreira política, foi eleito presidente do sindicato dos servidores públicos municipais em 1984 e assumiu como deputado estadual em maio de 1991. Ele lutou pela igualdade de direitos da população das vilas, propôs a criação de mais municípios no Acre por meio de um plebiscito e atuou na investigação de corrupção na ELETROACRE. Raimundo Vaz foi nomeado Delegado do Trabalho no Acre em 1995 e posteriormente tornou-se o vereador mais votado, dedicando-se à defesa dos servidores públicos municipais.

O vereador aproveitou para demonstrar a sua gratidão pelos feitos do ex-deputado. "Nós, enquanto Câmara, aprovamos o projeto de decreto legislativo na última sessão, que concede o título de cidadão honorário portoacrense ao senhor Raimundo Vaz. Agradeço ao professor Adalberto e ao Seu Valtemir por terem feito tal indicação, agradeço aos meus colegas parlamentares por terem aprovado o decreto, contribuindo para que essa solenidade acontecesse no dia de hoje", finaliza o parlamentar.
Durante a sessão, vários parlamentares aproveitaram a oportunidade para expressar seus votos de sucesso para o homenageado.
O vereador Raimundo Barros - PP (Prof. Elizeu) manifestou a sua alegria em ouvir a história de vida do ex-deputado e destacou a importância do trabalho de Raimundo Vaz de Azevedo, afirmando que ele continua sendo uma inspiração para o estado e para o município. "Que Deus abençoe a sua caminhada pelo que o senhor fez e ainda pode fazer por nosso estado e pelo nosso município", afirmou.
A vereadora Eliene Almeida também parabenizou o homenageado, ressaltando seu trabalho e progresso e explanou "O senhor Raimundo Vaz é digno de elogios e de parabéns. Sua história me fez refletir sobre a minha própria história. Parabéns pelo seu trabalho e pelo seu progresso", pontuou a parlamentar.
O parlamentar Leandro Bezerra expressou sua gratidão ao Ex deputado por todo trabalho realizado em prol da comunidade portoacrense. "Seu Raimundo, é muito gratificante, nós como parlamentar, lhe conceder este titulo de Cidadão Portoacrense. Sua história de vida é um exemplo para cada um aqui presente. Seu projeto de Lei nos tornou Município, e em nome de todos os portoacrenses lhe agradeço de coração", finaliza o parlamentar emocionado.
O evento foi marcado por discursos carregados de emoção e gratidão, ressaltando o impacto positivo que Raimundo Vaz de Azevedo teve na história de Porto Acre.
Quebrando o protocolo, o presidente José Leal convidou o senhor Valtemir Silva para falar na tribuna, que expressou sua gratidão. "Tive a oportunidade de conhecer o Senhor Raimundo Vaz quando ainda era menino, ele já era um rapaz e eu ainda era menino. Posso dizer que Porto Acre fez os outros nove municípios que existem no Acre, sei disso porque acompanhei de perto. Hoje, estamos colhendo os frutos de um sonho", finalizou.
O Professor Adalberto Martins, manifestou sua gratidão pela entrega do título Honorário. "Encontramos, nessa legislatura, o apoio necessário para que esse sonho, que foi sonhado junto com o Valtemir, seu Raimundo Gerônimo (Coca), seu Rabelo, Gadelha, o memorável Asfury, os Carutas. Há sonhos que são sonhados acordados, sonhos que sonhamos dormindo e sonhos que sonhamos coletivamente. O que está acontecendo hoje é a realização de um sonho coletivo", disse o professor, encerrando seu momento de fala com a seguinte frase: "Antes tarde do que nunca, muito obrigado, meu amigo Raimundo Vaz".
Alex Asfury, filho do primeiro prefeito de Porto Acre, o já falecido João Asfury, expressou sua gratidão por fazer parte desse momento. "Parabenizo a iniciativa da Câmara Municipal, na pessoa do presidente, por realizar esse ato solene. Agradeço pelo convite e reconheço o trabalho árduo daqueles que lutaram para que esse momento pudesse acontecer. Lembro-me do plebiscito que não foi aprovado, o que impulsionou ainda mais o surgimento de outro plebiscito. Desde então, o país nunca mais aprovou municípios. Entendemos que os trâmites feitos naquela época foram essenciais para que hoje o município de Porto Acre se tornasse independente", encerrou.
O ex-prefeito de Porto Acre, senhor Ruy Coelho, frisou a importância de se lembrar do passado e do processo de municipalização. "A gratidão é uma das coisas mais tocantes, precisamos ser gratos a alguém, e hoje nossa gratidão é direcionada ao Senhor Raimundo Vaz", disse, complementando a fala de seus colegas, manifestando a memória que esse momento traz ao relembrar os nomes daqueles que foram 'heróis' do município de Porto Acre.
O representante da C-GOV, representando o Governo do Estado, senhor Girão, pontuou: "Sinto-me satisfeito por estar aqui e digo que a política é para aqueles que possuem um chamado e não para vaidade. Conheço Raimundo Vaz e afirmo que ele é uma pessoa simples e humilde de coração. Hoje, parabenizo-o por seu progresso e por ter trabalhado em prol da comunidade", disse o representante, dirigindo-se ao homenageado.

Após a entrega do certificado de título de cidadão honorário portoacrense, Raimundo Vaz, prontamente discursou: "A história não mente. O que aprendemos nos livros vem dos feitos de cada um. A história é escrita com atitudes e com bom ânimo. Nós, homens públicos, muitas vezes não impulsionamos a história do cidadão portoacrense. A história de Porto Acre é um sonho com propósito, e Porto Acre sempre teve sonhadores, pessoas com disposição para vender sonhos reais. Adalberto era muito ligado ao meu amigo Airton Rocha, e o MDB reunia líderes que tinham uma vontade imensa de serem respeitados, uma vontade de receber um tratamento igualitário. Afirmo que sustentar uma ideia, sustentar uma tese não é fácil, mas esses líderes conseguiram fazer isso, realizar um sonho coletivo. Que venhamos dar valor à luta de alguém, sei que somos falhos e, por vezes, esquecemos de dar o devido valor a alguém. Porto Acre merece muito mais, sua história não pode permitir mais passos curtos, mas sim longos, para que haja desenvolvimento. Quando recebo um título, recebo também uma responsabilidade, que é a de servir e ser grato. Em Porto Acre, encontrei o ambiente ideal para implantar um projeto político, e hoje só tenho gratidão aos meus colegas. Acrescento que receber essa homenagem em vida demonstra reconhecimento", finalizou o ex-deputado emocionado.
O presidente do legislativo, José Leal, junto com vereadores, reforçaram sua satisfação em apreciar o legado e a gama de competências do homenageado. O vereador Luan Luz encerrou as considerações finais, dizendo: "Hoje recebemos uma aula de História, Geografia e principalmente de política. Tudo o que o Senhor disse nos deu convicção de que esse título é muito bem merecido. Agradeço pela presença de todos e me sinto honrado por fazer parte desse momento".
Finalizando a sessão, o presidente destacou que a homenagem é um reflexo do profundo impacto que Raimundo Vaz de Azevedo teve na comunidade, demonstrando que suas contribuições e dedicação não passaram despercebidas e que seu exemplo de comprometimento e serviço à sociedade é uma inspiração para todos os cidadãos de Porto Acre e uma lembrança do poder transformador que cada indivíduo pode ter em sua comunidade.
Os participantes da Sessão Solene se despediram com um sentimento de satisfação e orgulho por terem testemunhado esse importante marco na história de Porto Acre, e todos manifestaram nos cumprimentos aos vereadores e homenageado o sentimento de que o reconhecimento e valorização daqueles que se dedicam ao bem-estar da comunidade, inspiram todos a continuarem trabalhando e acreditando que um um futuro melhor e promossior é possível, basta trabalho, dedicação, amor e vontade de continuar a ajudar o próximo.
Galeria de Fotos