top of page
Foto do escritorAscom

Vereador Luan Luz requisitou uso de fumacê para controlar e eliminar o mosquito-da-dengue

Vereador se diz preocupado com casos de dengue em Porto Acre.

O vereador Luan Luz, vem trabalhando incansavelmente para atender os anseios da população do município portoacrense.


Após conversa e ouvir inúmeras reivindicações dos moradores das Vilas de Porto Acre, o parlamentar Luan Luz do Nascimento, redigiu e encaminhou a Prefeitura de Porto Acre, o OFICIO/GAB/VLLN/CMPA/Nº. 002/2023, solicitando o poder executivo municipal, na pessoa do Excelentíssimo Senhor Prefeito Bené Damasceno, que, realizasse um intensivo com o fumacê, a fim de controlar e eliminar o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika, nas ruas de todas as Vilas do município.


Luan Luz frisa que os números de pessoas diagnosticadas e com sintomas de dengue vêm crescendo ao longo dos dias em Porto Acre, e por conta disto, a medida seria necessária para reduzir os casos da doença na cidade, além de evitar casos mais graves da doença, como a dengue hemorrágica.


A Prefeitura de Porto Acre, por meio do Gabinete do Prefeito, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Vigilância em Saúde, Gerência de Endemias, Diretoria de Atenção Básica e Diretoria do Laboratório Municipal, informaram ao vereador Luan Luz, que medidas já estão sendo adotadas, e as equipes das Unidades Básicas de Saúde já se reuniram, e montaram uma estratégia para combater as arboviroses, respondendo que a Decisão é que as UBS através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e o Laboratório, realizarão busca ativa para a sorologia IgM e NSI nos pacientes com os sintomas, e através das notificações, a Endemias, realizará bloqueio com inseticidas. Ademais, o parlamentar foi informado que o laboratório estará atendendo na Vila Caquetá, nas segundas-feiras, na Vila do V, nas terças-feiras, na Vila do Incra, terças e quintas-feiras e na Sede Porto Acre, durante todos os dias da semana.


Luan Luz agradeceu a resposta da Prefeitura de Porto Acre, e frisou, que seguirá monitorando os trabalhos, e que se, não for controlado o número de casos, solicitará novamente o uso do fumacê.

bottom of page