Vereadores e Escola Municipal lutam por segurança e paz nas escolas
- Ascom
- 28 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
O presidente da Câmara Municipal de Porto Acre (CMPA), José Leal, acompanhado da Mesa Diretora, recebeu na casa do poder legislativo, nesta sexta-feira, 28 de abril de 2023 a gestora e professora Dulcimar Duarte com todo o corpo escolar e alunos da Escola Municipal Major Wenceslau Salinas.

A Escola Municipal Major Wenceslau Salinas atualmente trabalha em sua extensão, creche e pré-escola I e II. Com os últimos acontecimentos nas escolas e creches de outros estados, e após a ocorrência de ações violentas em uma determinada escola do município, é extremamente preocupante que crianças, jovens e professores estejam sujeitos a atrocidades como atentados, violência física e ameaças enquanto buscam educar e aprender em um ambiente seguro e acolhedor.
Em razão disso, a gestão escolar da referida escola teve como iniciativa, no DIA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO, sair às ruas com toda a equipe escolar e os pequenos estudantes para reivindicar PAZ NAS ESCOLAS.
A professora Dulcimar teve a ideia de trazer os pequenos para a Câmara dos Vereadores, a fim de que eles conhecessem o espaço onde se fazem e aprovam leis, e para que desde já pudessem ter esse conhecimento, conhecer os vereadores e mais tarde reivindicar seus direitos. Na oportunidade, o corpo escolar solicita que o Poder Legislativo reivindique mecanismos de alerta e mais segurança junto às escolas. Sabe-se que é uma tarefa complexa, mas todos têm um papel a desempenhar para criar um ambiente seguro e acolhedor para as crianças e jovens que frequentam as escolas e creches.
“A Educação é a melhor arma que temos para transformar o mundo, com isso, pedimos socorro a esta casa de Leis”, pontua a professora Sheyla Caruta.
A iniciativa tem por objetivo garantir que escolas e creches sejam lugares seguros e protegidos para todas as pessoas envolvidas. Incluindo medidas preventivas, como políticas claras de segurança, treinamento para professores e funcionários, bem como ações corretivas imediatas para garantir que qualquer incidente de violência seja tratado com rapidez e eficácia.