Vereadores se reúnem com representantes do SINSPMPAC e Comissão dos servidores efetivos da saúde, para tratar do PCCR da categoria
- Ascom
- 12 de jun. de 2024
- 2 min de leitura

Após a 18ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Acre, os vereadores se reuniram com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Porto Acre (SINSPMPAC) para discutir o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores, que, conforme a comissão do sindicato, não recebem reajustes há algum tempo.
Estiveram presentes na reunião os vereadores Leandro Bezerra, Luan Luz, Arle Rodrigues, Eliene Amorim, Lenilson Baquer, Elizeu e o vereador Gola. Representando a comissão do sindicato, participou a senhora Rosirene, presidente do SINSPMPAC; o senhor Rosemar, membro da comissão; o senhor Negão da Coló, também membro da comissão; e a senhora Wesley, tesoureira do SINSPMPAC.

A presidente da comissão, senhora Rosirene, destacou que alguns funcionários não foram contemplados com o reajuste, mas acredita que, com o apoio dos membros do parlamento, essa questão poderá ser resolvida. Rosirene informou que o senhor Rosemar ficou responsável por toda a parte técnica, incluindo a tabela do PCCR. “Nós, como sindicato, pedimos a colaboração, mas nada sem pressa, para que possa ser analisado com maior transparência e clareza”, afirmou. A presidente também relatou que reuniu uma assembleia com as categorias, e todos concordaram que a comissão tinha o aval para apresentar o plano à casa legislativa. Ressaltou ainda o desejo dos servidores de receberem o reajuste antes do recesso parlamentar, previsto para julho.

O senhor Rosemar informou que esteve em reunião com a secretária de finanças, senhora Vânia Cláudia, onde foram apresentações contrapropostas. Foi discutida a possibilidade de unificar a administração geral e a saúde em um único plano, porém surgiram problemas quanto ao nível superior (enfermeiros e dentistas). A proposta inicial de divisão não foi bem recebida pelo nível superior, pois a maioria não era filiada ao sindicato. Uma nova reunião com o nível superior está prevista para a próxima segunda-feira, 18 de junho, para dar continuidade à discussão. Os representantes também discutiram a questão da progressão de letras (A e B), que anteriormente era de 3,5%, e o salário um pouco se elevava, aumentando apenas R$ 123 em 17 anos. A proposta de 4% foi considerada viável. Algumas reuniões foram adiadas, e o tempo é curto para a conclusão das negociações.
Os vereadores presentes manifestaram apoio ao projeto e afirmaram que a Câmara nunca criou empecilhos para a votação de projetos importantes para a comunidade e os trabalhadores do município. Durante a reunião, uma tabela detalhando o reajuste das defasagens dos cargos de nível fundamental e médio foi entregue a cada parlamentar. Considerando a urgência para a votação, um dos parlamentares sugeriu a dispensa do parecer da comissão responsável, uma proposta que será detalhada nos próximos desdobramentos desse importante plano.
Esta reunião marca um passo significativo na busca por melhorias nas condições de trabalho e remuneração dos servidores públicos municipais de Porto Acre, evidenciando o compromisso da Câmara Municipal e do SINSPMPAC com os direitos dos trabalhadores.